Quando a desmotivação vem da valorização de profissionais de baixo desempenho

Por Brunella Tristão Simonelli

Palestras motivacionais, eventos comemorativos, brindes, grito de guerra. As empresas utilizam várias estratégias para que os colaboradores estejam motivados.

Mas, muitas vezes um fator crítico de desmotivação passa despercebido e as medidas adotada acima não trarão efeito. Refiro-me à tolerância excessiva com profissionais de baixo desempenho. Nada desmotiva mais um profissional de elevada entrega do que isso.  

Na prática esse é um fator da cultura organizacional, sobre o qual não se fala; se sente. Os profissionais de alto desempenho deixam de perceber no ambiente um motivo para continuarem entregando o seu melhor.

Eu sempre digo que uma forma muito eficaz de conhecer os aspectos mais submersos da cultura organizacional é perceber os profissionais que a empresa valoriza. As perguntas que as pessoas tentarão responder são: por que tal colaborador foi promovido ou, ainda, qual a razão para o fulano ter privilégios?

Diante das respostas obtidas pela análise do ambiente, os profissionais criam um mapa mental sobre o que é valorizado naquela empresa. Alguns irão simplesmente aceitar passivamente essa realidade e permanecer, provavelmente, entregando menos. Outros identificarão um choque de valores pessoais com os organizacionais e, desmotivados, buscarão uma recolocação.

O fato é que a entrega de um profissional precisa fazer sentido e agregar valor ao significado que o trabalho tem para ele. Essa é a parte intrínseca da motivação. À organização cabe oferecer elementos para esse significado seja encontrado ali dentro. A sensação de pertencimento e a percepção de equidade são fatores imprescindíveis para isso.

Para tal, a sugestão é que a organização conduza com excelência a gestão do desempenho. Periodicamente as entregas são avaliadas, os feedbacks fornecidos e os contratos em relação às novas expectativas traçados. Esse é o conteúdo necessário para as decisões de movimentação interna. Os profissionais que por algum motivo têm um desempenho abaixo do esperado são formalmente comunicados sobre isso e recebem apoio em seu desenvolvimento. Os que já entregam alto se sentirão valorizados e reconhecidos e terão uma adesão imediata a eventuais necessidades de ajustes.

Portanto, empresa, se você tem profissionais desmotivados e não reconhece a causa, faça a reflexão de identificar o que e quem tem sido valorizado e reconhecido em sua organização nos últimos tempos. A gestão de pessoas agradece e a motivação depende disso.

brunella@talentorh.net

Compartilhe no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira também: