Programa de desenvolvimento de líderes: a academia da vez.

Por Brunella Tristão Simonelli

Os desafios na área de gestão de pessoas você já conhece. Diversos artigos, pesquisas e estudos de caso nos mostram essa realidade diariamente. A boa notícia é que o desenvolvimento das lideranças entrou definitivamente em pauta e acontece de diversas formas.

Temos gestores, que por iniciativa própria buscam se submeter à avaliação de potencial e à mentoria de carreira como forma de terem, estrategicamente planejado, o seu PDI (Plano de Desenvolvimento Individual).

Temos, ainda, e cada vez mais frequentemente, as próprias organizações proporcionando esse desenvolvimento internamente, por meio do PDL (Programa de Desenvolvimento de Líderes).

É importante ressaltar, contudo, que um PDL eficaz depende de um levantamento criterioso das necessidades daquela empresa e daquela equipe. Falo do LNT (Levantamento das Necessidades de Treinamento). Ressalto, todavia, que nem toda necessidade passa apenas pela condução desses programas. Nesse sentido, o acompanhamento direto pelo gestor imediato, a avaliação de desempenho, a mentoria e até mesmo a devolutiva de uma avaliação de potencial profissionalizada, que inclua o levantamento de habilidades, características de personalidade e dinâmica emocional, são necessários.

Aplaudo de pé as organizações que incorporam o desenvolvimento em suas práticas, mas não posso deixar de fazer um alerta. Os programas precisam ser personalizados à identidade, cultura e propósito organizacionais. Parece óbvio, entretanto, ainda vemos muitas empresas adotando pacotes prontos, quando na verdade, deveriam ser valorizados os que são construídos de forma personalizada àquela realidade.

Além disso, vale lembrar que o desenvolvimento deve adotar ferramentas diversas: avaliação de potencial, mentoria, avaliação de desempenho e, claro, os programas de treinamento como ferramenta complementar.

É como o condicionamento físico; depende de trabalho de força muscular, resistência cardiorrespiratória, alimentação balanceada, dentre outros hábitos saudáveis. Por isso eu digo: os programas de desenvolvimento de líderes são a academia da vez e devem ser diversificados e consistentes em suas metodologias.

Eu sei que de início parecem muitos processos para serem conduzidos ao mesmo tempo. Entretanto, quando bem construídos e conduzidos possibilitarão que sistemas importantes da área de gestão de pessoas, efetivamente, funcionem de uma forma fluida e natural e alcancem outros níveis da estrutura organizacional.

Os benefícios são vários e vão desde o sentimento de valorização e de pertencimento por parte dos gestores que se desenvolvem, à melhoria do clima organizacional, já que as lideranças têm uma influência direta na satisfação dos colaboradores, sem falar no aumento da retenção de talentos. Em síntese, estamos falando de um valioso investimento. Acredite, vale muito a pena!

brunella@talentorh.net

Compartilhe no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira também:

Por que você faz o que faz?

Por Brunella Tristão Simonelli O primeiro contato que todo ser humano teve com as profissões foi nas brincadeiras ainda quando criança. Brinquedos e travessuras para

Ler Mais »